quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A importância da direção de arte e de fotografia em Sanbotrocês

A direção de arte e a de Fotografia é fundamental para a concretização estética de um filme. A escolha pelo foco na direção de arte veio da preocupação com a estética da narrativa. Como contar uma história sobre Curitiba sem se preocupar com a estética, cor, história ou fotografia? Impossível.



A escolha para trabalhar a direção de arte veio através da ótica das cores. Cada bairro, ou seja, cada personagem teria sua cor própria e que a acompanharia pelo resto do filme, dando suas características e sensações. Outra questão de arte utilizada foi o preenchimento de cena, que consiste em preencher o espaço cenográfico com objetos.

As Cores

Veja a relação da direção de arte em Sanbotrocês:

Bárbara(Boqueirão) – Vermelho :  O vermelho é a cor que simboliza o poder. Assim como a personagem, essa cor é associada à ambição e a vitalidade. Representa também a confiança em si mesma.
Silvia(Santa Felicidade) – Amarelo :  O amarelo é a cor da felicidade e da riqueza. Assim como a personagem, essa cor é associada à riqueza cultural da personagem.  Revela também o otimismo da personagem.
Carla(Centro) – Azul :   O azul é a cor da tranquilidade . Assim como a personagem, representa a parte intelectual. Representa também a independência e a relação da personagem com a noite.

Maysa(Mercês) – Preto : O preto é a cor do e do mistério e do luto relacionado à personagem.  Ao mesmo tempo é a cor do silêncio e da proteção. 

A direção de Fotografia

Escolher a direção de fotografia em Sanbotrocês parecia uma tarefa difícil. Porém, nada melhor do que retratar a nebulosidade e o clima cinza da capital, misturado com cenas com emissão de luz mais forte e luz mais opaca em certos momentos. A fotografia de sanbotrocês é o retrato de curitba. 


texto: Marcio Kaviski

Nenhum comentário:

Postar um comentário