quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Humor não perde a graça para quem sabe rir

E aí, comeu? (Brasil, 2012) parece o mesmo humor de mesa de bar, com piadas de mesa de bar, com situações vividas pelos boêmios de sempre. A escolha dos protagonistas, atores com o selo "velha guarda" da televisão (Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Emílio Orciollo Neto), também remete a isso. Mas uma pergunta não foi respondida pela crítica: esse humor batido da mesa de bar acabou?
Foto: Divulgação


Vale lembrar que E aí, comeu? é um roteiro adaptado, de uma peça teatral do escritor Marcelo Rubens Paiva, lançada no final dos anos 90. Em uma época em que a televisão passava comédias do mesmo estilo, como A Comédia da Vida Privada, a peça era atual. Portanto, o filme é sim uma adaptação datada. Em um momento em que sitcoms feitas para a internet são a nova "potência" do humor, o filme perde no quesito inovação, mas atinge um público que ainda se vê na mesa de bar discutindo a mulher da mesa ao lado.

A pergunta ainda não foi respondida: o humor de boteco acabou? De forma alguma, pergunte a um cara de 38 anos, que frequenta bar no fim de semana, se ele se identificou com o filme. O erros de muitas críticas e comentários sobre a comédia é achar que todas elas se enquadram em uma mesma categoria. Com a quantidade gigantesca de comédias lançadas, relançadas e requentadas, julgar todas pela mesma medida é um tanto vago.

Por isso, não se deve olhar para E aí, comeu? com olhar de humor do Woody Allen. Há humor regional, nacional, comédia pastelão, comédia romântica...e o humor de boteco entra nessa! São problemas cotidianos, situações que todos nós passamos, virando piada com Seu Jorge trazendo sua cerveja gelada. Apenas assista e ria, ou procure outro filme que te faça rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário