quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A resposta saudável de “Obrigado Por Fumar”


Vivemos o tempo do politicamente correto. Do ativismo ecológico, da geração saúde, do protocolo em festas, de se conter em declarações, atos públicos e, principalmente, evitar excessos. Faz mal beber demais, faz mal dirigir rápido demais, faz mal comer demais, faz mal fumar demais. Aliás, faz mal fumar.



Falando em cigarro, ele virou um grande inimigo do politicamente correto. Causa câncer de pulmão e laringe, impotência sexual e danos aos bebês em mulheres grávidas. Mas, do outro lado, existe uma indústria grande, geradora de empregos, com uma grande demanda e necessidade de lucros. Menores hoje pela informação que se tem dos riscos, mas seus resultados ainda são grandes.

Por isso, o filme Obrigado Por Fumar merece uma reflexão mais profunda. Basicamente, é uma boa resposta que serve à indústria tabagista em sua batalha contra o politicamente correto. Mas o longa, que tem como personagem central o lobista Nick Naylon (Aaron Eckhart), não tem como único mérito uma resposta óbvia do tabaco.

O que sustenta todo o roteiro do longa são os meios com que a indústria tabagista luta para não sofrer perdas diante de todos os males que o cigarro causa à saúde. Vai além; Nick leva o filho para acompanhar o seu trabalho, o que inclui pagar para um ex-garoto propaganda com câncer de pulmão para não processar uma marca de cigarros.

O que fica claro aqui é a clara desvantagem de se produzir qualquer filme de grande orçamento que aborde um aspecto politicamente incorreto. Da mesma forma que Obrigado Por Fumar usa de sub-tramas e um roteiro bem amarrado para conseguir boa recepção, o esforço para obter tal feito é algo a ser considerado.

Podem discutidas mais a fundo todas as questões envolvendo o cigarro, mas o filme já trata muito bem disso. O que fica no ar sobre Obrigado Por Fumar é mais difícil de destrinchar: há espaço para remar contra a maré dos protocolos corretíssimos no cinema?

FICHA TÉCNICA
Filme: Obrigado Por Fumar (Thank You For Smoking)
Ano: 2005
País: Estados Unidos
Diretor: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman e Christopher Buckley
Elenco: Aaron Eckhart, Maria Bello, Robert Duvall, Katie Holmes
Indicações: Melhor filme e Melhor ator (ambos em comédia/musical) no Globo de Ouro 2006
Prêmios: Independent Spirit Awards - Melhor roteiro e Melhor Ator (Aaron Eckhart)




Texto : Paulo Semicek 

Nenhum comentário:

Postar um comentário